Falta "vontade política" para investir em parques infantis
No âmbito de uma visita que esta manhã realizou ao parque infantil da Lapa, Pedro Carvalho afirmou à Lusa que a cidade assistiu nos últimos dez anos a "uma redução de 20 parques infantis" e os cerca de 30 que existem "estão num estado [de conservação] deplorável".
"Há falta de equipamentos (...) se queremos uma estratégia para captar jovens para a cidade devemos requalificar os parques infantis que existem e construir novos", disse.
O "rácio é de um parque infantil para 500 crianças e no Porto é quase o dobro (um parque para 900)", sendo que "não faltam áreas devolutas" para a construção de novos equipamentos, sublinhou.
O parque infantil da Lapa gerido pela junta de freguesia, disse, "está abandonado e vandalizado há três anos" e a Câmara devia "aproveitar as forças vivas do concelho" para a reabilitação de espaços como este.
Pedro Carvalho referiu que a associação de moradores da Lapa estaria disponível para gerir o parque.
O vereador lembrou que, em setembro de 2009, a CDU apresentou em reunião do executivo uma proposta para que fosse feito um relatório sobre as condições de segurança e de funcionamento dos parques infantis municipais, que foi aprovada por unanimidade, mas que "nada foi feito".
"O Porto está a perder cerca de 2 por cento da sua população jovem por ano e este tipo de equipamento é fundamental para atrair casais jovens ao concelho", sustentou.
Na sua opinião, os parques estão degradados "não por falta de dinheiro, mas falta de vontade política e pela definição de outras prioridades".